Afetação não é Sensibilidade

Alessandro Bender
2 min readApr 6, 2023

Você tem sentido que as dificuldades de relacionamento e convivência tem aumentado? Que as pessoas estão com mais problemas que a média? Se você tem percebido isto, muito provavelmente está cercado de pessoas sensíveis. E isto é um elogio.

Mas existe uma diferença entra pessoas sensíveis e pessoas afetadas, uma diferença radical. Essa diferença se chama Empatia.

Pessoas afetadas e pessoas sensíveis também tem semelhanças. Elas sentem as coisas e percebem detalhes de uma maneira amplificada.

Mas pessoas afetadas tendem a sentir mais as coisas para si. Elas tem uma seta apontando para dentro, e não para fora delas mesmas.

Você falou alguma coisa polêmica? Você colocou uma música muito específica? Pode ser que a pessoa afetada ao seu lado sinta, e reclame. Uma pessoa afetada é uma pessoa autocentrada.

O dia dela está lindo, e o vizinho coloca uma música que “atrapalha” o “dia lindo” dela? A pessoa afetada vai se incomodar.

Pensando que hoje vivemos num mundo com mais de 8 bilhões de pessoas, a chance de uma pessoa afetada se irritar com alguma coisa é enorme . O mundo ao nosso redor está cheio de gente e de fenômenos impossíveis de controlar.

Que reconhecer uma pessoa afetada? Basta ver o quanto ela presta atenção no que os outros fazem e a opinião que elas tem sobre o mundo. “Ele não podia ter falado isto”, “ele não podia ter feito aquilo”.

As pessoas afetadas tem um mundo ideal na sua cabeça, e o mundo real as incomoda, pois obviamente não é igual ao mundo que ela projetou em sua imaginação.

Inclusive ela não consegue deixar de prestar atenção no mundo real. E é um paradoxo. Afinal de contas, se ela quer viver no mundo ideal basta se isolar e deixar de prestar atenção no mundo “absurdo” que a rodeia. Mas não.

Ela quer ver o big brother e comentar o comportamento de um dos participantes. Ela quer ler as notícias e ver o absurdo que aconteceu numa cidade distante. Ela precisa deste estímulo, apesar de achar que não gosta dele, ela depende muito dele. Sem o contraste entre o mundo ideal e o mundo real ela não fica satisfeita.

Ela sofre por causa dos seus pensamentos, mas sente prazer nesta briga diária com o mundo real.

Bender 2023

--

--

Alessandro Bender

pesquisador do comportamento humano, tendências e arte