Chat GPT não é novidade, é Lixo de Rico

Alessandro Bender
2 min readApr 6, 2023

Novidade é pobre achar que multibilionário vai dar tecnologia de ponta de graça…

Dispensemos as introduções sobre o Chat GPT, se não sabe do que está sendo falado imagino que esteja numa caverna, isolado, e portanto sem sinal de 4G.

O mundo está encantado com o Chat GPT, como se o trabalho intelectual tivesse finalmente chegado ao fim. Nada de roteiristas, programadores, criativos em geral. A tal Inteligência Artificial roubou a cena, e se diz que vai mudar o mundo.

Mas queria lembrar uma história de um amigo querido que estava para comprar uma Mercedes Benz usada. Apesar de meio rodado o carro tinha mil e uma tecnologias e confortos O cara me mostrava as fotos e falava dos bancos, motor, quase salivando.

Num determinado momento ele teve de entrar numa reunião e a assistente dele veio me servir um café. Começamos a bater papo, e quando falei do carro que meu amigo estava querendo comprar ela me perguntou, baixinho:

Sabe como a gente chama isto na quebrada onde eu moro? A gente chama de Lixo de Rico.

Lixo de Rico é brinquedo de gente com muito dinheiro. Quando ele cansa do brinquedo e não quer tomar prejuízo ele passa para a frente.

Que existem Inteligências Artificiais poderosíssimas não tenho dúvida nenhuma. Que elas são uma revolução e que o mundo vai (e é) diferente depois delas também.

Mas vamos ser honestos: Vocês acham que uns caras como Elon Musk, Bill Gates, Zuckeberg, Bezos já não tem umas Inteligências Artificiais assombrosas à sua disposição? Vocês acham que o Chat GPT é a IA mais turbinada que existe? Eu honestamente já perdi minha inocência em alguma curva deste rio que se chama vida.

Se os caras abriram o Chat GPT para que o pessoal da quebrada possa usar é porque ele é Lixo de Rico. Vai por mim. E porque deve ter benefício a gente ficar treinando esta IA já meio sucateada.

Quantas IAs devem existir para monitorar o que se fala pelo mundo? Quantas fazem cálculos e aumentam as fortunas destes super bilionários?

Pensa bem, acha que iam dar de graça um negócio deste? Ou que o negócio é oferecer uma super inteligência por R$ 9,90 por mês? Oferecer a chance de alguém usar isto de maneira tão poderosa que tiraria o poder desta super elite? Honestamente acho que não.

--

--

Alessandro Bender

pesquisador do comportamento humano, tendências e arte