Ikigai para o Século XXI
Como vivenciar nosso propósito de vida em um mundo fluido?
O que é Ikigai
Como dá para ver na imagem acima, Ikigai é um método para investigar como se relacionam quatro grandes dimensões:
a) O que amo fazer
b) O que posso fazer bem
c) O que posso ser pago para fazer
d) O que o mundo precisa
Existe um alto grau de subjetividade em todas essas dimensões, o que faz com que o Ikigai tenha de ser realizado de uma maneira pessoal e intransferível. Minha interpretação de o que o mundo precisa com certeza é diferente da sua, por exemplo.
Como acessar
Entenda o Ikigai como uma provocação externa para que mudanças internas possam acontecer. Pegue a mandala e tente responder às perguntas de maneira honesta. Preencha tudo o que conseguir. Se não conseguir preencher algumas lacunas, uma boa dica é procurar um psicólogo ou psicanalista para dar suporte. Alguém que ajude a investigar aquelas subjetividades existentes em cada dimensão sem interferir com suas próprias leituras do que cada uma delas representaria.
Temos apenas UM propósito de vida?
A sociedade está em constante mutação, e as mudanças acontecem bem mais rápido do que as gerações. Nossas prioridades mudam de acordo com as fases de nossa vida, portanto aceitar que os propósitos possam mudar é essencial.
O cenário contemporâneo nos obriga a tomar uma decisão:
- Ou aceitamos que nossos propósitos são fluidos, da mesma maneira que o mundo, e que teremos de fazer uma revisão periódica de nosso Ikigai
- Ou nosso Ikigai precisa ser definido de uma maneira relativamente ampla, como um espectro, um halo de interesses e vontades.
Tanto faz a decisão que tomarmos na escolha dos itens acima, sempre será necessária uma revisão, uma reavaliação de nosso propósito, e isto não é ruim. Flexibilidade é essencial. Começo de ano é um bom momento para fazer isso.
O Joio e o Trigo
Conheci a parábola bíblica do Joio e do Trigo quando pequeno, mas acho que só entendi o que ela queria dizer já adulto. Na minha cabeça de criança só conseguia registrar que Trigo é Bom, Joio é Ruim, uma contradição à própria parábola, que vai além disto e trata também da Flexibilidade. A questão é que o Trigo é flexível, e quando venta ele não quebra. O Joio é rígido, e qualquer mudança de tempo faz com que seu caule se rompa.
Para que o exercício do Ikigai seja eficiente nos dias de hoje, precisamos checar se o resultado que obtivermos têm princípios de flexibilidade.
Antifrágil
Seu propósito deve ser antifrágil antes de tudo. Precisa ser consistente e verdadeiro (vir de dentro), mas não precisa ser rígido. Na verdade ele ser rígido é que é perigoso. Com tantas transformações acontecendo, com tanta rapidez a chance dele quebrar é enorme.
Faça o exercício de reflexão que o Ikigai propõe, e depois veja se ele condiz com o que está acontecendo na sua vida nos dias de hoje. Se os resultados estiverem muito fora do que é sua vida hoje, hora de fazer planos e mudar a rota de sua viagem por este planeta.