Por que deixei de chamar os seguidores do Presidente de Bolsominions

O que é um Minion?

Se você não viu o(s) filme(s) Meu Malvado Favorito não conhece direito os Minions. Todos têm uma característica em comum: São Seguidores, meio ingênuos, doces, e acreditam que a pessoa que seguem na verdade é bacana. Nenhum deles consegue perceber que segue um idiota, ou um canalha. Seguem felizmente qualquer pessoa pois precisam de um líder, sem um líder eles não sabem o que fazer.

Quando os Minions perdem seu líder, ficam desesperados. E um dia encontram um cara muito malvado, o Gru, e passam a segui-lo sem perceber seus planos malévolos.

Bolsominion, portanto, seria uma pessoa ingênua e pura que não percebe a maldade nos outros tal a necessidade de seguirem alguém.

E Bolsopata?

Inventei este termo pois remete a dois transtornos relativamente conhecidos, o Psicopata e o Sociopata. E porque Pathos em Grego significa Sofrimento, Paixão e Afeto.

O termo Bolsopata não conecta exatamente com o conceito de Psicopata, um cabra geralmente sedutor e habilidoso nas conexões sociais visando obter benefícios sem remorso do que faz. Já Sociopata

…não é muito bom em contextos sociais, sendo muitas vezes classificado como uma pessoa antissocial. Apesar disso, o sociopata é capaz de fingir ou forçar sentimentos, parecendo estar à vontade ou contente quando na realidade não está.

Não estamos na dimensão da Razão aqui, mas sim na do Afeto. Política é assim, precisamos nos acostumar. Mas beirar a Patologia é uma coisa e transbordar patologicamente é outra.

Os Bolsopatas não têm mais nenhum argumento para validar suas paixões. Mesmo argumentos fracos como Tirar o PT, Combater os Comunistas e Prender o Lula já não conseguem ressoar nos ouvidos de quem os observa.

Portanto…

Estamos diante de um grupo com tendência Sociopata — desgostoso de sua realidade, individualista e segregacionista — o Bolsopata não consegue entender nenhum tema Social. Ajudar aos outros, para que? A capacidade de empatia dele é mínima, só consegue pensar em si mesmo. Só vai reclamar quando o SUS acabar e ele precisar. Antes de acontecer alguma coisa com ele nunca vai entender pauta social, inclusão social, minorias, nada. Argumentar não ajuda.

Por favor, pense no que estou falando e vamos parar de chamar estes seguidores cegos de Bolsominions. Eles são é Bolsopatas mesmo.

pesquisador do comportamento humano, tendências e arte

pesquisador do comportamento humano, tendências e arte